eventos de pedro osório aprovados na rouanet
Terra & Cor da Canção Nativa e Expofesta Regional da Melancia buscam patrocínio via incentivo fiscal para suas próximas edições.
Terra & Cor da Canção Nativa e Expofesta Regional da Melancia buscam patrocínio via incentivo fiscal para suas próximas edições.
A Confraria da Produção está à frente da produção cultural dos dois maiores eventos realizados no município de Pedro Osório, no sul do Rio Grande do Sul: o tradicional festival Terra & Cor da Canção Nativa e a consagrada Expofesta Regional da Melancia. Ambos os projetos foram recentemente aprovados na Lei Rouanet (Art. 18), e estão em fase de captação de recursos junto a empresas da região que tributam pelo Lucro Real, as quais podem investir com total isenção de até 4% do imposto de renda devido.
A iniciativa representa uma aposta estratégica do município no potencial econômico e social da cultura. Com programação gratuita, acessível e de forte apelo popular, os dois eventos reafirmam Pedro Osório como um polo regional de valorização da arte e da tradição gaúcha.
O Terra & Cor da Canção Nativa chega à sua 22ª edição consolidado como um dos festivais mais importantes da música regional do Estado. A retomada do evento, após hiato, reforça o compromisso da cidade com a preservação e o estímulo à produção autoral nativista. A programação prevê três dias de atividades no Ginásio Municipal 03 de Abril, com a apresentação de 20 composições inéditas concorrentes, shows de grandes nomes da música regional – como Renato Borghetti – e ações de democratização de acesso e acessibilidade. Além de fomentar o surgimento de novas composições, o festival incentiva a circulação de artistas e público, fortalecendo o turismo cultural na região.
Já a Expofesta Regional da Melancia, com previsão para fevereiro de 2026, alia tradição agrícola, entretenimento e cultura em um dos eventos mais aguardados do calendário regional. A programação artística da festa será inteiramente gratuita e contará com nomes consagrados como César Oliveira & Rogério Melo, Quinteto S.A e Guri de Uruguaiana, além das atrações locais. O evento, que reúne milhares de pessoas, promove não apenas o acesso à cultura de qualidade, mas também impulsiona a economia local, movimenta o comércio e valoriza a agricultura familiar, com destaque para a distribuição de melancia ao público – uma marca registrada da festa.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Osório e sob coordenação da Confraria da Produção, ambos os projetos estão aptos a receber patrocínio via incentivo fiscal federal, proporcionando contrapartidas às empresas envolvidas, com ampla visibilidade, conteúdo institucional e associação direta a ações culturais de impacto regional. Trata-se de uma oportunidade concreta para o setor privado investir na cultura e, ao mesmo tempo, fortalecer sua presença institucional em um território que valoriza suas raízes e projeta desenvolvimento com base na arte.
Mais informações sobre como apoiar os projetos podem ser esclarecidas em contato direto com a produtora, ou com a Secretaria de Cultura do município.